Tuesday 26 October 2010

15 of October

Güten Downhill ; Downtown smokin


   Eating 3 slices of French Brioche I still had left with gingerberry butter I quickly left the house, with the first destination being the last host, which I had forgotten to deliver him the keys,some 400m further from the house of the sisters.I was glad I took the Big Fat Michelin jacket  and the red scarf outside, it was starting to be a fresh cold day in Berne.With my pants dropping while I walked , trying to get them up again,I arrived to his house, leaving the key there.

   After I went to the city center, to the free bike shop, a nice shaq where you can get a bike leaving your id card e a melodica quantia de 20 francos, que comecavam a descontar dai se leva-se a bicicleta normal por mais de 4 horas e a bicicleta elétrica por mais de 2, aquela que eu estava a levar, a qual a hora extra seria cobrada a 2 francs hora, uns 1.65 euros.

   Levei a bicicleta electrica , que nunca tinha experimentado, e la vou eu na velocidade auxiliar maxima.Ao principio ate estranhei, a bicicleta parecia que tinha vida e ao pedalar eu parecia o super homem!Aquela bicicleta andava sozinha praticamente, e eu ia depressa para chegar a Gürten e subir o seu grande monte, e so tinha 2 horas para fazer isso.O senhor disse que era puxado, mas eu tentei na mesma.Mas ia na descontra, demorei os meus 30 minutos ate chegar ao inicio do monte.

  Berne e impressionante, chegando as suas delimitacoes , num momento estou na cidade e no outro vejo cavalos e vacas am pequenos prados verdejantes, ligeiramente ingremes,com as casas tradicionais tipo telhado de tartaruga, todas em madeira.

    Depois dos prados iam ficando cada vez mais ingremes ate que davam lugar á floresta do monte Gürten,um monte de estatura media para uma montanha piquena,com um ar afrescalhado com cheiro a oxigenio.Comecei com as mudancas do motor auxiliar no maximo e a normal na mais pesada, sempre com o motor electrico a dar-lhe com forca monte acima.Ja tinha gasto meia bateria,mas achava que ia chegar la acima.Meti-me por entre a floresta, num simpatico trilho de pedra branca poeirenta, e comecei a subi-lo letamente, o contador nervosamente nos 7, 8 km/h, a cumprimentar os poucos alemaes que iam a descer.Eles comprimentavam-me com um grunhido e eu lanca-va um grunhido tambem, as vezes aumentava o volume do grunhido e roncava como um porco, conseguindo esbugalhar os olhos aos transeuntes alemaes por um momento.A meio mudei para as mudancas mais leves pois a subida comecou a ficar seria, e eu com o meu casaco preto estufado gordo comecava a germinar suor dentro dele.

   Na curva do zigue-zague da subida, parei para tirar o  casaco cheiinho, dando uma mija primeiro, ao lado do sinal inclinado a dizer "Gurten".Puz o casaco no cesto na parte de tras da bicicleta e o cascol aseguir tambem,como se fosse uma padeira tentar enfiar muinta massa numa panela media.

    Agora estava teso , com energias, pus-me a pedalar o caminho que agora ficava mais que serio.Quando cheguei ao inicio do fim, estava estufadamente estafadinho e a ultima parte fi-la de bicicleta á mao, a andar,bicicleta pesada como ó caralho, pois o motor prendia as rodas nestas situacoes.Quando cheguei ao cimo,deparei-me com um cenario inocente , parecia a terra do nunca, so via criancas a brincar e a rir e a gritar.Criancas numa casa da arvore gigante, criancas a andar de comboio miniatura, criancas a jogar xadrez, ou criancas a jogar no xadrez talvez.Fiquei parado com a bicicleta, a espera que o maquinista de 8 anos do comboio passase a linha com ele,e quando este veiculo engracado passou comecei a pedalar ate ao monte mais alto, onde tinha uma torre sem paredes onde se podia ver tudo.

  Tranquei la a bicicleta, Vesti o casaco e pus o cascol a medida que subia os degraus da torre, proprios para a neve, num ritmo forte e conciso.

  Quando cheguei la ao cimo estava fraco e zonzo e por isso comi uma maca a contemplar aquele cenario digno de uma foto mental.


Apesar de estar um ligeiro nevoeiro que ficava espesso ao longe,conseguia ver a cidade toda, desde o centro tabelado ate Schliren, passando por Köniz e Bümplitz, ate aos bairros mais a norte onde estava agora a morar.O nevoeiro deixava-me ver  uns 20 kilometros de raio.Checo as horas -14:25.Tenho de entregar a bicicleta as 15:15, por isso tinha-me de despachar.Quando estava a subir vi uns caminhos radicais para descer e agora ia-me meter neles.

   Mas nao sabia no que me estava a meter.

  Cheguei la a baixo em menos de 3 minutos com o coracao aos pulos, acabando num travansso digno de holywood ,e apesar de nao acreditar no solo ajoalhei-me e beijei-lo á mesma, nao sei como nao morri ali, naqueles caminhos ingremes e estreitos, cheios de rasteiras de arvores ao virar das curvas com valas a espera de um tanso para cair nelas, eu ganhava uma velocidade desgracada e saltava de valeta em valeta, desviando-me de precipicios com aquele travao bom directo a roda , como o dos carros.Agora desviando-me das pessoas, fazendo uma curta bencao a futebolista, sai do monte por uma quinta privada a abrir,passando dentro de um estabulo com os cavalos fora dele, e mais tarde pelas pastagens inclinadas, onde vi um cavalo malhado disfarcado num grupo vacas.Pergutei a direccao a um gajo e ele disse-me que era so seguir a direccao das "tramwaylines".Disso sabia eu , mas quando eu queria saber a direccao certa para o centro ele ja ia a milhas, e eu fiz um-dó-li-ta e ao fim de 15 minutos a pedalar em planicie cheguei ao terminal de comboios para fora do centro da cidade. Coco.

     Vi as horas- 14:53.Porra. tinha 22 minutos para chegar a barraca das bicicletas que estava a uns distantes 6 km no outro lado da cidade.Agora pedalava como nunca pedalera na vida, com o motor electrico a ajudar, andava mais que alguns carrros e passava-os todos no vermelho pela passadeira, com o motor auxiliar no maximo, passei no meio de rotundas pela linha do comboio,passei os vermelhos estupidos e parei nos precisos, quando o sinal dos peoes ficava amarelo ja estava eu no outro lado da estrada, chegando ao centro, subi pedalando ao maximo que eu podia até Zeignsterastrasse ou la o que é, nomes bem fudidos com o dobro de letras necessarios para distrair um portugues menos atento.

  Eram 15 horas e 17 minutos quando cheguei a barraca das biclas.FDS.Ja ia pagar mais por isso e o meu Dybbuk judeu dentro de mim ja pensava em maneiras de escapar daquela, arrancando o pára-lamas da bicicleta e matando o homem careca com a parte bicuda do plastico so para nao pagar 1 euro e meio extra.


   Dei a chave ao homem, que olhou para mim de sobrancelhas levantadas e cabeca baixa, enquanto baixava os olhos para ler o papel com a minha hora de partida, mas depois riu-se ao ver a minha cara de preocupacao e deu-me os 20 francs e o BI.

     o Dybbuk Suspirou de alivio  e deixou o meu corpo e eu suspirei de cansaco ao mesmo tempo, e com o meu casaco preto que nao era magro a comer outra peca de lego, fruta,fui passear pelos mercados da cidade a pe, vendo os precos inflacionadamente suicos, indo ate ao parlamento, só velhotes a jogarem xadrez gigante e Jovens ao lado noutro jogo tb.Sentei ao lado dos velhos e pensei-agora e que uma ganza vinha mesmo a calhar.Fui ate ao jardim ao lado, onde vi 3 meninas gordas a enrrolar uma, e andei mais um bocado  onde me sentei num sitio pacato á frente de uma igreja gótica a ler o livro "The Road".Passado um bocado, oico dois rapazes a falarem alemao a virem na minha direccao e sou interrompido e pergunta-me em alemao um rapaz preto de 20 e muintos anos.


You speak english? -I said.


EngliSH! Ho ENGlish! OK! Is the book that you´re reading the same book I have here?The Art of peace?!-he said exitedly


No, its the road.what´s your book about?


Man!You wont believe this shit!my book is about the universe, the starst and all the things, man!It´s abouT  how all the things are one, how the energy that flows in us is the same, how we came from the same matter, in this reality..!!" he discursed, with a lot of frenetic entusiasm and hand gestures.

Ok, that´s great!


Helyeah! 


He seated in another bench with his indian friend.I was curious and I wanted to talk with that exquisit guy, with a basketball suit and black painted nails, but wasnt feminine at all.


I came to them and saw that his friend was rolling a joint, and I asked what was the name of the book he was reading again.


HyEAh??! You want to know the name of the book A´m Readin?Wright it down, man!


 Shoot!-I said, with a pen ready to write in my arm.


No man, I have a card here!Look, I´ll writte this to you!Man and I write to you another good book man!The Art of War, written by a fukin chinese, Sun Tzu man!


I know this one, what is about?-I continue to make conversation, while the indian friend passes the spliff to him.


*puff* *puff*...It´s about strategy, MAn!-he said, giggling, with smoke coming out of his mouth.
"Its about how to master the attack and how to master the defence!!When you have mastered attacking, your opponenthas no I-DEA where you will going to attack,you know all the tecniques, so you have the upper hand , the element of surRISSE!- he cried entusiasticaly, starting to writte again with a grin and mad eyes, with the papper stuck in his face.

Where did you learn to speak english so well?

I was in London man, and in books, I only read books in english man, makes you think,changes your perception of reality, you become stronger, You see the LIGHT MAN!!- he told me, all speeded up and frenetic


Thatś why Iḿ a BeatBOxer!he stated out of nothing ,waving his cigarette in his hand and making rythms with his mouth after which were good actually


You smOuke?-he looked at me and at the joint in his mouth, crooking his eyes to do so.


Only spliffs man"I said grinning


"Ho YEAH! Cuz we ar smoking a SpliFFF!I let you smoke, youŕe my friend!


While I was smoking, his friend asked me where was I from and I gave him the splif while I said I was from everywhere,thn told him my trip and the black guy said


Man, you have courage man!I wanted to do that man, travel the world and shit!I read that courage is a very important thing  man, you only acomplisg your goals if you have it to get it started, Hahaa MAN!RespecT!-and he continued after smoking-"Hehehehe, I also wrotte you books about power man, The power of seduction!I read this books and now Iḿ an expert pick up artist, maN!How to attract them, how to seduce them, how to talk to them!Thereś a lot to know about it, man!Hey, look, we don have any more smoke, we have to go, he said a bit sadly


Itś ok, I didn want to smoke, I wanted to talk


you WAnted to TALK!he repeated, laughing.

Stay well, man, and good luck!-he said whille greeting me with a dude handshake, and off he went with his friend.


I was very surprise by what had just happened.I wanted to continue reading the book, but i just couldn´t.I said to myself I was in a much higher state to read the book and I started to wander the populated rush hour streets of the center, at 6, I noticed that there is a barrier between the people.No, there is a barrierbetween the people in rapid motion, the "bussy ones" ,walking fast and running and driving the car.I felt that if I wanted to talk with them I couldn´t, they would ignore me or negatively say no even before I ask something.I became aware of this hostile citadine enviroment , and then I saw that the more slow people are, the more open they are .Smiling without knowing the reason I asked a couple stopped in the street where was the street which I already knew about, and they awnsered me and tchitchated with me a bit.I did that with a fastwalking-in-the-other-directon person and she didn´t even look at me twice and went on her way.


I arrived home and Florihana said she was taking a nap so I Imitated her and lied down on the sofa, high.


I woke up with the sounds of water pouring from the sink and knifes cutting and water boiling, and I asked what was she cooking and she strangely seemed not to understand a word of what i said and I only captated from her "Talk to me when you´re awake."


hEHE, i think my rapid awake and rise made a break of tension with the sleepiness and bakedness I couldn´t even spell words propely.I went and took a very pleasant shower,feeling the water drops in my face.


 At night, me and Florihana went to an alternative place, full of street art on the outside and cool ambince inside.we got inside with a friend of her.She was swiss, but I saw whe she spoken she had grown up in Italy.After that , we went to another place,an old ginasium that now had become a cool club-pub , with soft dark lightening and nice chillout with beat music.It was a nicely crouded place, and I met there a guy from the CS meeting and we talked a bit with him.Even though I said I didnt want nothing, her friend brought me a wine glass, and we had a pleasant talk outside and with my thick jacket I was feeling good there, in the soft cold soft lighted tree with a soft talk with 2 girls in the swiss night in Bern.

2 comments:

  1. Quando voltares vê lá se editas estes posts todos num livro e me deixas fazer um podcast com uma entrevista para o amaroblog.blogspot.com

    Cheers

    ReplyDelete