Friday 1 October 2010

22 de Setembro - Limpinho e Direitinho

      Saii com o senhor manel de manha para ele ir tratar  de algumas coisas, banco,medico,agencia turistica.Por volta do meio dia estava-mos de volta a estrada.Ele Ligou o radio na frequencia 34, onde muinta coisa se dizia.A parte norte da espanha perto dos pirineus e espetacular-arvores coniferas, montanhas com tuneis que os so tinha visto em miniaturas de comboios, escarpes gigantescamente ingremes, com o sol a bater nelas, fazendo sombras nas concavidades, estradas curvas e rectas, precipicios mortiferos para condutores distraidos,natureza pura da rocha das montanhas a brotar das planicies a sul.

      Fomos a uma estaçao de servico e encontramonos com o conductor que o senhor manuel estava a falar no radio.O senhor Manuel obrigou-me a comer uma sandes e eles meteram-se com a empregada da republica dominicana, como verdadeiros camionistas que sao.Eu quase tive pena dela,mas era muinto divertido ouvir o xo manel a mandar  piropos enquanto fazia o pedido.

     Pusemo-nos a estrada e aproveitei para cochilar um bocado.

    Dormi uma boa sesta, quando acordei ja estavamos perto de Bordeux, com uma paisagem espectacularmente bonita  tambem, muinta verdura, muintos arbusto, muinta arvore conifera verde a beira de lagos, cobrindo montanhas e vales, com uma ou outra arvore ruiva ou loira.O xor manel perguntou-me se ja tinha algum mapa da frança, eu disseme que nao e ele prontammente ofereceume o mapa dele da frança, que eu ja tinha andado a ve-lo.Porra como e grande a frança!!Agora e que me apercebo do tamanho real das coisas.Podia viajar a minha vida toda em França, e aposto que nem chegava a conhecer metade bem.

     Paramos numa estaçao de serviço, pois apos uma conversa incompreenssivel em "codigo postal" entre o xo manuel e um dos seu companheiros ele disse-me que havia bofia mais adiante, e a policia francesa e fudida.Tambem era a estaçao em que eu era para sair, pois o camionista seguia para Paris.Apos uma mija , começamos a ver tugas que nos podiam levar.Falamos com uns sem exito-Iam na direcçao oposta.Quando o xo manel foi lavar a loiça, vio um portugues ao lado a encher agua e começou a "vender-me" ao outro camionista"Entao amigo, donde e que o senhor e?pela sua cara deve ser de Lisboa nao?"disse o senhor manuel, esperto, para o camionista simpatizar comigo se ele fosse da mesma terra natal"Nao , sou de Setubal"disse o Camionista careca, com cara de desconfiado ao aperceber-se onde a conversa estava a ir "olhe, eu levei este moço de Madrid ate (...),nao me fazia um grande favor?Para onde vai"perguntou o senhor manel ao senhor ja a começar a ficar enjoado "Eu vou para a Suiça"disse ele "entao se vai para a suiça vai por Beaune ,nao?"perguntou o senhor Manel "Por acaso passo"disse "Entao nao podia-me levar ate la?"disse eu, saltando  para o meio da conversa"-" e complicado" disse ele, mesmo sem vontade de me levar.O senhor Manuel teve la a conversar com ele , e aprecebi-me que era muinto bom salesman, ele em vez de estar a conduzir camioes devia estar a vende-los!No vim conseguiu que o outro camionista me levasse, ainda meio contrariado.

      Fui buscar as minhas coisas ao camiao do senhor manuel, agradeci por tudo o que tinha feito e ele ainda me deu fruta para a viagem.Quando fui para o Camiao do senhor Careca, vi este um pouco mal humurado a cortar cartoes, e eu pensava que era para mim para escrever o sitio pra onde ia, mas afinal era para eu por os pes.Quando entrei no Camiao nem podia acreditar-era de longe o camiao mais limpo que ja tinha visto!O .cartao onde eu pus os pes era para nao estragar o chao azul almofadado do camiao.O senhor ate tinha uma pistola de ar para limpar o po!Tudo limpinho e arranjadinho, ate dava gosto de ver.Por outro lado parecia um  pouco obcessivo, mas e o camiao e dele e tem de se respeitar.Quando Vi aquela cena ate pus o meu casaco por tras das costas, para nao molhar o banco com suor.

      Começamos a falar e a ma disposiçao do senhor foi-se embora, e tenho que dizer que foi um dos camionistas mais simpaticos e conversadores que conheci.Falou sobre o seu passado,da sua familia, como trabalhou duro na vida, na construçao civil e depois nos camioes,falamos de preconceitos, ciganos, pretos, brancos.Ele contou-me uma historia que lhe tinha acontecido a ele,a policia françesa mandou-o parar, viu se tava tudo certo e como nao tinham conseguido achar nada , como viram que ele era portugues,embirraram com ele e puseram-lhe um cao dentro da cabine para cheirar droga que lhe cagou o estamine todo.Imagino o estado daquele senhor nesse episodio.Como nao encontraram nada,a policia madou-o seguir, mas ele mandou os lençois e os cobertores para o chao, e na cara do policia disse que ia passar as proximas 2 horas sem mexer o camiao, naquele local a limpar tudo.E assim o fez, e so saiu porque um policia simpatico pediu que ele se fosse embora.

     Com o cair da noite, paramos em a Angoleme.E ele disse que por hoje ficavamos aqui.Eu disse que era fixe e que ia dormir bem aqui ao relento, ele disse que nao que dormia no contentor do camiao e agradeci.Ele disse que iamos jantar e eu levei o farnel, e ele ordenou que deixa-se a comoda onde estava, que pagava ele o jantar.Sem poder dizer que nao, agradeci embarassado e fomos jantar.Quando vi os preços daquilo ate fiquei parvo-15 euros pelum jantar.Mas depois de ver que era um self service que tiravas tudo o que quizesses, ate esta bem a conta.Como entrada tirei uns busios do mar com limoes e uns tomates.O vinho pagava-se meio jarro a 50 centimos.Ele pos um euro de rose num jarro e fomos comer.Nao gostei la muinto dos buzios, mas o limao desfarçava o sabor.Depois como prato principal comemos massas com carne.Tirei um pouco de mostarda, e o senhor antonio,omo do conductor disse que era aqui de frança.Pensando ser mostarda como a portuguesa, banhei um bocado do bife nela e quando meti aquilo a boca era quase mais picante que o wasabi dos japoneses.Vieram-me as lagrimas aos olhos e comecei a tossir.Bem me fudi!e o camionista a rir-se"HEHEHE da primeira vez tambem passei por isso.Eu disse-te que era forte!".Comi 5 sobremesas para compensar aquela explosao de picante, e fui buscar mais vinho.Estavamos contentes e naquela noite aprendi mais sobre prostituiçao que na vida toda.O senhor antonio Disse que desde os 17 a vida dele tinha sido so aquilo-Putas e Vinho Verde!!ele disse-me que tinha muintas amigas brasileiras, que tinha conhecido em bares de strip e isso, e que de vez em quando davam-lhe umas de borla."Quando voltamos para o camiao, ele viu que era lixado para mim dormir naquele espaço apertado no contentor, entao ele disse que eu podia dormir na cama de cima da cabine dele.

No comments:

Post a Comment